Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.

Como publicar no blogue


Desenhar pode ser uma atividade solitária mas, se partilharmos os desenhos que fizermos, passa a ser um acto colectivo. E a melhor maneira de partilhar com o maior número de pessoas é através de uma plataforma comum: o blogue USkP, onde há uma constante troca de comentários e sugestões.

O nosso blogue - Urban Sketchers Portugal - à semelhança do blogue internacional, tem uma filosofia: qualquer pessoa pode publicar um desenho, independentemente da sua qualidade, desde que seja de observação direta e feito num caderno.




Para publicar desenhos no blogue, deves seguir os seguintes passos:

  1. Envia um email para diariosgraficos@gmail.com, pedindo o login da conta de convidado. O acesso ser-te-à enviado tão brevemente quanto possível.
  2. Inicia sessão em conta Google com os dados que receberes.
  3. Acede ao site www.urbansketchers-portugal.blogspot.pt e clica em "Iniciar sessão" (canto superior direito). Depois aparece uma página nova onde deves procurar um ícone laranja com um desenho de um lápis. Se deixares lá o cursor do rato, dirá "criar mensagem nova".

Alguns cuidados a ter em conta:

  • Digitalizar os desenhos de modo a que se veja o limite do caderno onde foram feitos - isto é muito importante!;
  • Colocar na etiqueta apenas o nome do autor (primeiro e último) e, se for caso disso, o nome ou número do Encontro de diário gráficos (por exemplo: Encontro53);
  • Depois de adicionar as imagens com os desenhos, clicar na imagem e escolher a opção “extra largo”, para que a imagem ocupe toda a largura disponível.

É importante:

  • Não alterar a password, nem as definições (nenhuma delas) do mail acima, porque o blog é usado por várias pessoas e só é suposto entrar para publicar desenhos, nada mais;
  • Evitar postar muitas imagens de cada vez, para que os desenhos permaneçam visíveis por mais tempo; se, por exemplo,  desejares mostrar mais do que três ou quatro desenhos, podes colocar o link do teu blogue pessoal onde estarão as outras imagens; podes ainda, se tal não for possível, fazer mais tarde um outro post com o resto das imagens;
  • Evitar postar fotos que não tenham relação com os desenhos. Apenas uma ou outra que sejam importantes para complementar o desenho postado;
  • Evitar colocar cartazes; postar preferencialmente um desenho que remeta para o sítio onde está publicada a informação sobre a actividade em causa.
  • Não aceder ao blogue se estiver no estrangeiro, para não alterar a password.

Antes de publicar, não esquecer o Manifesto Urban Sketchers:

  1. Desenhamos in situ, no interior e no exterior, registando directamente o que observamos.
  2. Os nossos desenhos contam a história do que nos rodeia, os lugares onde vivemos e por onde viajamos.
  3. Os nossos desenhos são um registo do tempo e do lugar.
  4. Somos fiéis às cenas que presenciamos.
  5. Usamos qualquer tipo de técnica e valorizamos cada estilo individual.
  6. Apoiamo-nos uns aos outros e desenhamos em grupo.
  7. Partilhamos os nossos desenhos online.
  8. Mostramos o mundo, um desenho de cada vez.

Um abraço e bons desenhos!

A Direcção da Associação USkP

Sem comentários: