Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sábado, 20 de agosto de 2016

Casa de Santa Maria


"Desenhos de maré" é o título para o workshop de desenhos em cadernos dividido em 4 sessões que irei orientar neste cenário fantástico em parceria com a Casa de Sta Maria em Cascais e os USk de Portugal.

O primeiro workshop irá decorrer já no próximo dia 17 de Setembro e nos restantes dias: 29 de Outubro, 18 de Março e 29 de Abril.
Duração de 24 horas, em 4 sessões, de Setembro de 2016 a Abril de 2017
Horário: sábados das 10h00-13h e das 15h00-17h00
Publico: Todas as pessoas com especial interesse pelo desenho com ou sem experiência artística (a partir dos 16 anos)
Valor: 150€ (4 sessões) (20% do valor das inscrições reverte para a Associação USkP) Os participantes podem inscrever-se apenas numa única sessão. Valor de cada sessão individual 40€. Mínimo de inscrições por sessão: 10 alunos; máximo de inscrições: 20 alunos.
Coordenação: Casa de Santa Maria e Associação Urban Sketchers Portugal
Informações/ inscrições: csm@cm-cascais.pt | telef. 214815380 
Programa:
17 de Setembro: Abordagem: Exterior da Casa de Santa Maria, espaço envolvente. Construção da mancha através da justaposição, modelação e cruzamento de linhas. Aguadas (fundos) e desenho de linha contínua sobreposta (figuras/ detalhes).
29 de Outubro Abordagem: Interior da Casa de Santa Maria, arquitetura e motivos decorativos. Linha de contorno, sobreposições cromáticas de motivos, planos e perspectivas.
18 de Março Abordagem: Interior e/ou exterior da Casa Manchas reflexos e sombras. Abertura de machas claras sobre superfícies escuras e vice-versa. Claro escuro, figura e fundo, espaços negativos, camadas de manchas cromáticas sobrepostas.
29 Abril Abordagem: Interior e/ou exterior da Casa Aguarelas mancha direta com e sem desenho preliminar. Aguadas (fundos) e desenho sobreposto (figuras/ detalhes). Composição com elementos arquitetónicos, vegetais e humanos.

Sem comentários: