Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

A Lisboa de Fernando Pessoa

Durante o último ano estive embrenhado num dos maiores projectos que fiz até agora: desenhar Lisboa pelas palavras de Fernando Pessoa. A responsabilidade era muita, mas como gosto de desafios difíceis, não havia como não me lançar de cabeça!

Tudo começou com o editor a oferecer-me uma edição antiga e a dizer-me: "leia tudo e escolha o que quer desenhar". Mais liberdade que isto era impossível.
O resultado final são quase 100 desenhos num livro de edição muito cuidadosa e com uma tradução muito actual (sim, porque o Fernando Pessoa escreveu este livro originalmente em inglês).

Marquem na agenda: 27 de novembro às 18h00 no Novo Museu dos Coches. Imperdível! Quem quiser chegar às 17h para desenhar coches tem de apresentar o convite físico. Peçam-me que eu dou.


E falando de coches, aqui fica o do D. José numa fase inacabada. Tinha chegado a hora de fechar e eu tive de ir embora. Depois pedi para ir lá terminar o desenho e deixaram-me entrar sem pagar bilhete. O resultado final está no livro, mas também no convite.

Apareçam! Gostava mesmo de vos ver lá a desenhar no meio dos coches! :)

3 comentários:

nelson paciencia disse...

Grande livro, quase que aposto. Lá estarei!

Fernanda Lamelas disse...

Parabéns Mário! Infelizmente não vou poder estar...

Mário Linhares disse...

Nunca imaginei apresentar um livro no Museu dos Coches! Ele há coisas...
:))
Vai ser incrível, de certeza!

Fernanda: que pena mesmo este desencontro...