Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 1 de março de 2015

Sé de Leiria

Inspirado pela sessão de ontem do Alfabeto Lisboeta e pela segunda proposta do José Louro (sobrepor um desenho em perspectiva sobre o desenho do alçado desse mesmo objecto), resolvi aplicar hoje essa abordagem a um "objecto" bem maior - a Sé de Leiria. Comecei por desenhar a fachada no canto superior direito. Depois entrei e pareceu-me que a nave principal também tinha que entrar no desenho e ocupei o lado esquerdo. Quando voltei a sair, subi umas escadas para apanhar a perspectiva que eu estava à procura, com um ponto de vista elevado para bastarem dois pontos de fuga. Fiz os três desenhos a lápis e em contra-relógio, porque desenhar com a família à espera exige um ritmo ainda mais acelerado que qualquer workshop. Depois fiz o traço com canetas diferentes para ajudar a diferenciar os desenhos (caneta de gel 0.4 para a fachada e a nave, caneta de tinta permanente com aparo médio para o desenho em perspectiva). As aguarelas deram o toque final.

6 comentários:

abnose disse...

Um exercício interessante e com ótimos resultados. Já agora, que tinta usa na caneta de aparo?

Rui Grilo disse...

Obrigado. Uso tinta preta Platinum Carbon. Resiste muito bem à água, mas exige cuidado na utilização porque se seca dentro de uma caneta não há remédio... Mas com utilização frequente e uma lavagem quinzenal tem corrido bem. :)

Maria Celeste disse...

...gosto muito do desenho e das explicações técnicas...

abnose disse...

Obrigado Rui Grilo!

(também mandei vir essa mas ando a ver se encontro uma alternativa mais barata...)

Rui Grilo disse...

Obrigado Maria Celeste! :)

José Louro disse...

Caramba!!