Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 16 de novembro de 2014

Alfabeto Lisboeta: G de Graça

Voltei a apanhar o Alfabeto Lisboeta no G de Graça, para um workshop orientado pelo José Louro e desonrientado pela chuva que foi caindo. O ponto de partida foi a Igreja da Graça e a primeira proposta foi escolher um nicho no interior da igreja e desenhá-lo em perspetiva com 3 pontos de fuga. Para os pontos de fuga caberem dentro da dupla página, tínhamos que olhar de baixo para cima , muito perto da base. Escolhi o nicho de São Gonçalo de Lagos e atirei-me ao desenho. O tempo voou para captar tantos detalhes...


Quando saímos cá para fora a chuva estava a dar tréguas e isso permitiu-nos explorar uma segunda proposta: desenhar a vista do Miradouro da Graça usando pelo menos 3 planos claramente diferenciados. Acabei por desenhar quatro planos: o muro, os dois turistas no primeiro plano, o Castelo de S. Jorge e as casas na encosta no segundo plano, o resto da cidade, a ponte e a margem sul no terceiro plano e o céu cinzento azulado no quarto plano. Gostei muito da ideia de usar deliberadamente um nível de detalhe diferente para cada plano da imagem.


 A terceira proposta foi a que me pareceu mais difícil: pintar diretamente a aguarela o espelho de água do pequeno jardim, junto ao miradouro e deixar o resto do desenho por pintar para salientar esse elemento da imagem. Fiz o desenho e tentei pintar enquanto segurava no guarda-chuva para me proteger da chuva que tinha voltado a cair. A coisa correu tão mal que inverti a proposta: em vez de deixar o resto do desenho por pintar para destacar o lago, pintei tudo o resto para distrair a atenção do espelho de água desastrado. :)


No fim do workshop, a chuva não nos deixou partilhar os resultados, por isso valha-nos o blog!

3 comentários:

Maria Celeste disse...

....o desenho do altar lateral com todo o seu detalhe está muito bom...
...parabéns...

Rodrigo Briote disse...

Concordo com a Maria Celeste, o 1º desenho está incrível, com a perspetiva, cores e detalhes.

Filipe Pinto disse...

O primeiro está muito completo. Ainda bem que publicaste Rui.