Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Exposição 'Berlengas: esboços de naturalistas', nas Caldas da Raínha


Forte de São João Baptista. Sara Simões

A exposição "Berlengas: Esboços de Naturalistas", resultado da primeira expedição do Grupo do Risco ao arquipélago das Berlengas em Junho de 2007, tem seguido em itinerância pelo país fora. Já passou por Peniche, Aveiro, S. João da Madeira, Faro e Arrábida. Agora é a vez das Caldas da Raínha. Até ao dia 5 de Setembro, a exposição pode ser visitada no Museu José Malhoa, no parque D. Carlos I, de terça a domingo, das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:00.

Em Junho de 2007, seis ilustradores (Pedro Salgado, Filipe Franco, Marco Correia, Sara Simões, João Lucas e Sandra Tapadas) e um fotógrafo (Henrique Queiroga), liderados pelo ilustrador científico Pedro Salgado, passaram uma semana a desenhar em cadernos de campo e a fotografar a fauna, a flora e a paisagem das Berlengas. O material produzido deu origem a esta exposição itinerante, que inclui uma banda sonora de João Lucas, composta a partir dos sons da ilha.

O Grupo do Risco é uma associação sem fins lucrativos cuja actividade central é o desenho de campo em espaços naturais de interesse, sendo o seu objectivo final a divulgação ambiental. A equipa conta com ilustradores mas também com representantes de outras expressões como a fotografia, a música, o video e a escrita.




Rato preto (Ratus ratus). Sara Simões

3 comentários:

Erica disse...

A ver se não perco! :)

velhadaldeia disse...

Oi, Erica!
Se não puderes ir às Caldas hás-de apanhar a exposição a passar por outro lado. Talvez até venha a passar por Lisboa.
Beijinhos!

velhadaldeia disse...

A exposição tem mais uns diazinhos para além do que estava previsto. Fica até ao fim-de-semana de 4 e 5 de Setembro.