Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Perspectiva Equirectangular - How-To

Já reparei que a perspectiva esférica equirectangular está cada vez mais na moda entre os urban sketchers. Pensei propor um worshop a esse respeito para os encontro dos urban sketchers no Porto, mas acabo de perceber que no meio dos afazeres deixei passar o prazo! :-O Vai ter que ficar para o ano que vem.

Sendo assim, resolvi deixar aqui alguma informação sobre o assunto. Este verão tive o prazer de ir a Macau apresentar uma palestra sobre essa perspectiva no Artech 2017, e deixo-vos aqui uma cópia, para quem achar útil.

Guidelines for drawing immersive panoramas in equirectangular perspective in Proceedings of the Artech 2017, Macau, China (cópia no repositório da Universidade Aberta)

A minha ideia era ir um bocado mais longe do que simplesmente traçar por cima de grelhas feitas por computador, que é a estratégia habitual. O artigo explica como desenhar sem grelhas, e também como fazer as grelhas à mão, e descreve ainda toda a geometria esférica por detrás desta perspectiva. É um bocado matemático, mas tem implicações puramente visuais; em particular tem consequências interessantes sobre como usar as grelhas de forma mais produtiva. Era este último ponto que pretendia explicar no worshop. Em vez disso vou tentar fazê-lo aqui nos próximos tempos.

O exemplo que está no artigo é o desenho que já coloquei aqui em tempos: as escadas do meu prédio:


que quando visto em VR no flickr ou facebook fica assim (cliquem em cima para ver em 3D)

Equirectangular perspective of stairwell

O que o torna interessante é que tem rectas inclinadas que não são parte das grelhas habituais. Para traçá-las é preciso perceber bem a classificação das rectas e pontos de fuga na perspectiva equirectangular.

2 comentários:

Alexandra Baptista disse...

Uau, esse 3D é fantástico. Estas perspetivas são excelentes... não tenho tido tempo mas, quero ver se me dedico a apanhar as «dicas» que o António nos oferece, muito obrigada!

António Araújo disse...

Obrigado Alexandra :)