Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

DESAFIO 75 "PRETO E BRANCO"_ FEV19

Com os meus cumprimentos e agradecimentos  à Delegação do Centro da Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Sul, que organizou e promoveu um fabuloso Encontro entre os USKP em 19FEV19


Aproveito esta imagem  para enquadra-lá no Desafio 75 "Preto e  Branco" dos USKP mês de Fevereiro 2017.


Trata-se de um registo de uma das peças de equipamento (CAMBOTA) expostas ao ar livre, em  19-02, no | Entroncamento | Museu Nacional Ferroviário | USkP e Ribatejo Sketchers.


#42 Pequeno Jardim

Pequeno Jardim está aberta desde 1925. É uma loja de vão de escada. Uma das lojas de flores mais antigas de Lisboa que todos os dias invade com os seus arranjos a Rua Garrett.

Beco do Carneiro

Em Alfama, Lisboa.

Vamos desenhar com o Filipe Pinto

O desafio que o Filipe nos propôs foi desenhar listas.

Num museu com uma tão grande profusão de peças arqueológicas, optei por desenhar recipientes.






Duas esperas

Os meus registos em Diários Gráficos começaram por ser mais cuidados...mas cada vez mais ganho coragem para fazê-los rápido, em contra-relógio, sem grandes regras...até mesmo feitos em cima de outros que tinham começado e sido interrompidos numa outra espera, com outra caneta...
Custa, tanto mais que os cadernos são tão bonitos...mas aos poucos vou-lhes perdendo o respeito

Na Ilha da Bela Vista


Como primeira contribuição para este grupo deixo um registo com muito significado, de um momento único de aprendizagem, durante a visita à Ilha da Bela Vista, no Porto.

Linhas soltas


Depois de horas a fio a colorir no Photoshop, foi tempo de relaxar com umas linhas soltas e uma tentativa de fazer uma perspectiva curva do que estava a minha frente, porque se assim não fosse, sairia um desenho bem desinteressante para mim. O mal da Linha de Sintra, ao contrario da Linha de Cascais é que a única paisagem de jeito é mesmo no fim da linha...

Marisqueira de Algés


Tentativa...

Mais uma tentativa...
(tinta caligráfica e lápis de cor                                                                                                                      |«in situ»|

Museu Ferroviário Entroncamento



Em viagem... e não só!

Apeteceu-me ficar pelo caderninho das viagens e desenhar os entretantos. Estou cada vez a gostar mais da bic e desta simplicidade de desenhar só com uma caneta que permite uma diversidade tão grande de expressões.
Era fim de semana de muitos encontros de desenho, mas o da família foi prioritário e por casa me fiquei, desenhei a família que soube ser bom modelo e para mais não deu, já foi muito bom :)









#49 SAPATARIA DO CARMO

Antes de desenhar com... o Filipe Pinto, aproveitei para dar início à minha colaboração no desafio "lojas tradicionais de Lisboa" com esta Sapataria, mesmo ali ao lado do Museu do Carmo.

Museu Ferroviário do Entroncamento



 Mais desenhos aqui.

Café da manhã

Gosto de chegar a Lisboa cedo quando a cidade ainda está a acordar. Evito filas e aproveito o tempo para beber café e fazer um desenho. Quando tenho a sorte de apanhar um dia solarengo como o de hoje escolho uma esplanada e sento-me a desenhar enquanto o dia acorda. Nestas pracetas de Lisboa é por esta altura que as pessoas começam a sair para trabalhar e/ou levar os miúdos para a escola. Quando termino arrimo tudo e vou trabalhar (com outro estado de espírito).

Esplanada Portas do Sol


terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Museu Ferroviário - Entroncamento

A tradicional fotografia de grupo dos participantes neste encontro de Urban Sketchers e Ribatejo Sketchers no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento.


Reuniões bla, bla, bla

Nas reuniões bla, bla, bla falamos dos problemas e das situações.
Todos opinamos mas não se encontram soluções.
Com o caderno aberto e de caneta na mão
faço uns rabiscos para aligeirar a situação.



Museu Ferroviário - Entroncamento

Eis os desenhos que realizei no Encontro de Urban Sketchers e Ribatejo Sketchers no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento.
(os meus desenhos já estão a pedir um caderno maior...)

Em nome da Delegação do Centro da Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Sul, renovo o convite para os participantes que assim o desejarem, nos enviarem digitalizações dos vossos desenhos deste encontro para a realização de uma exposição alusiva no Museu Nacional Ferroviário.

O meu muito obrigado aos USkP, aos RSk e ao Museu Nacional Ferroviário, por este excelente dia.


MNF - Entroncamento

Pareceu-me particularmente interessante, três momentos: o memorial de placas de fabricante sobre as maquinas desactivadas (quarto desenho); nas traseiras do museu, uma locomotiva velha e enferrujada cheia de alma (fotografia abaixo), como se as marcas do tempo estivessem ali a contar história; por ultimo, um modelo miniatura guardado numa divisão de vidro mas associado a uma pequena linha com percurso sobre os espaços junto à antiga estação (ultimo desenho).
Foi um encontro de sketchers muito concorrido, cheio de convívio, no qual agradeço o apoio da Ordem dos Arquitectos, a divulgação de "trabalhar com um arquitecto" e a promoção do acto de desenhar.
Estão também de parabéns todos os elementos da organização Uskp PT e do Museu Nacional Ferroviário, principalmente aqueles que incansavelmente nos acompanharam constantemente no atravessamento da linha.






Vamos desenhar com... Filipe Pinto


Museu do Carmo




 
Museu do Carmo - Vamos Desenhar com... no sábado passado foi com Filipe Pinto. Gostei imenso.
Do desafio pedido segue o desenho abaixo feito com caneta de tinta permanente sépia.

Concerto de Jorge Palma no Teatro Aveirense.

São sempre uma maravilha os concertos do Jorge Palma e desta vez veio muito bem acompanhado :)
Caneta pincel de tinta da china sobre papel.




Motivada pelo Filipe Pinto na sessão "Vamos desenhar com..." no Museu Arqueológico do Carmo, no passado Sábado e pelo seu exemplo de aprendizagem de desenhar panelas.....
(descrição mais detalhada do evento em http://sejamuitoooofeliz.blogspot.pt )

...achei fascinante a forma que adquire uma pilha de louça e um desafio representar distintamente cada peça, sendo que todas são da mesma cor. Aqui fica pois, a minha resposta ao "Desafio75", colorido a "Preto & Branco" com pastel de óleo:


Tentativas...

Temos tido pouca disponibilidade para organizar eventos aqui em São Miguel... temos de retomar a rotina dos usk az... 

(tinta caligráfica, lápis de cor e chalk marker                                                                                                                            |«in situ»|