Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

(adega de) SInes

As minhas férias eram para ter um destino mais longínquo, mas quis um conjunto de circunstâncias que Miami - Flórida, em menos de nada se transformasse em Sines - distrito de Setúbal.
Em boa hora, convenhamos, que pela pacata cidade do litoral alentejano não costumam passar furacões, nem calor e humidade desmedidos, e as notas de euros deram para muito mais coisas que as notas de dólar nas terras do tonto do Donald.
Notas era o único meio de pagamento aceite num dos lugares mais formidáveis que encontrei naqueles oito dias, a Adega de Sines. Sem uma carta com as especialidades da casa ou vulgaridades de outros restaurantes, a comida servida naquele serão estava escrita a giz num quadro na parede. As mesas eram corridas em pedra de mármore, com uns banquinhos de madeira. O vinho da casa era despejado para dentro dos jarros desde um garrafão de vidro forrado a uma espécie de empalhado mas de pvc, os grelhados eram feitos bem na nossa frente, por entre resmungos e má cara, que contrastavam com a simpatia da Dona Edite e da Susana. Ao segundo serão já nos cumprimentavam e falavam connosco como se fossemos amigos ou família. 
"Cheguem mais cedo, senão pode já não haver comida", disse-nos a Dona Edite num dia em que tinha acabado a comida, pouco passava das nove e meia.
Este foi provavelmente um dos lugares mais encantadores por onde me lembro de ter andado. Comi javali estufado na panela, frango assado, sardinhas assadas daquelas mesmo boas, e uma feijoada de búzios absolutamente incrível. No final da noite, e sempre oferta da casa, ainda bebia uma aguardente de medronho. 
Quase que aposto que em todo o estado da Flórida, não existe um restaurante desta categoria... 





6 comentários:

Rosário disse...

Que férias e que desenhos fantásticos!

Pedro disse...

Umas férias cheias de histórias.

Teresa Ruivo disse...

Deliciosamente escangalhados:)

Rodrigo Briote disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda Lamelas disse...

Muita lindos! E de locais que fazem parte da minha infância!

J.Espadaneira disse...

Adega... daí os desenhos escangalhados!