Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 6 de junho de 2017

Viana do Castelo I


Sábado dia 27 de Maio, a convite do Marcelo de Deus, rumei até Viana do Castelo para me juntar ao Eduardo Salavisa, Mário Linhares e Tiago Cruz para uma sessão de palestra / encontro de desenho. Ficámos instalados na Casa Manuel Espergueira situada na rua de mesmo nome, um sitio absolutamente fantástico, uma casa lindíssima com todas as condições dos melhores hotéis que por aí andam. Fomos recebidos por todos à boa maneira Minhota sempre com muita boa disposição e humildade típicas deste amável povo nortenho. 


O tempo não estava para brincadeiras e após uma semana de sol, o céu Vianense parecia querer desabar em água a qualquer momento, o que felizmente não aconteceu... Após o pequeno-almoço rumamos até à Biblioteca Municipal, projecto do Arq. Álvaro Siza,  onde se iriam dar as conferências sobre o uso do diário gráfico e a importância que ele pode ter nas nossas vidas...


...que após umas trocas no alinhamento, a palestra acabou por correr da melhor forma possível e inesperada. Os participantes tiveram a sorte de ouvir 4 pontos de vista diferentes mas que se tocavam entre eles, proporcionando um discurso fluido e coerente a 4 vozes. Consegui desenhar parte da apresentação do Tiago Cruz onde ele destacou a importância de desenhar sempre nos tempos mortos, sem preparação prévia, dos prós e contras de pertencer a uma comunidade de desenhadores, entre outros assuntos. A opinião das pessoas que estavam mais próximas de mim foi unânime: "Foi fantástico e a vossa paixão pelo desenho deu-me vontade de começar também..."  E é a ouvir coisas como esta que eu acredito que vale mesmo a pena andar nisto.

Continua...

7 comentários:

Filipa Antunes disse...

UAUUUUUU!!!

USkP Convidado disse...

Belo periplo
Leonor Janeiro

Jrosa disse...

Fantásticas aguarelas!

Bruno Vieira disse...

O olhar e a paixão de uns inspira outros, bela experiência com registo

Unknown disse...

esto e fazer magia com os colores e agua

Isabel Alegria disse...

Gosto deste teu registo mais solto a aguarela!

Marcelo de Deus disse...

Sim, foi fantástico Pedro