Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 1 de março de 2017

O Carnaval de Torres vedras em 3 actos: I – A percepção da loucura

Chegámos cedo ao Largo Junto à igreja de são Pedro. Estava tudo muito calmo. Alguns foliões descansavam. Provavelmente estavam apenas a recuperar forças para o que viria a seguir. Sentados na esplanada surgiu o primeiro desenho. Conseguimos ver o Gustavo (ao centro) que foi um sucesso como enfermeira militar.
A malta foi chegando e por volta das 15 horas, já com a pulseira que nos daria acesso ao desfile seguimos para a entrada. O som era bastante audível. Estávamos perto da festa.
Entramos a na rua principal e foi a loucura. Foliões por todo o lado, o desfile a passar, cabeçudos, matrafonas, músicos, carros alegóricos e muita cor. Todos os desenhadores devem ter colocado a mesma questão que eu. “como é que vou desenhar isto?”. Foi difícil chegar ao corso. Os primeiros desenhos foram feitos a medo num estado de latência e estupefacção.  Foram saindo desenhos avulso.
Interiormente pensava que a coisa não estava a resultar. Tive de reagir colocar os 5 sentidos alerta e acelerar muito.E pensei vou desenhar tudo o que puder sem virar a página. tem de caber tudo aqui.
 O desfile ia passando e eu registava o mais depressa que podia.
As personagens tinham chão. estavam situadas e o ambiente de festa parecia começar a ficar registado mas continuava a sentir que estava a faltar qualquer coisa. Não chegava ver o corso passar.
O que fazer então? (continua..........)

3 comentários:

Rita Caré disse...

Que stress!!
Estão muito giros. Aguardam-se os desenhos dos próximos episódios

Pedro Loureiro disse...

Ganda reportagem!!!

Suzana disse...

Muito bom!!