Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 1 de março de 2017

Exposição Roque Gameiro Lisboa Antiga em Minde


Caros sketchers,

É com enorme satisfação que vos anunciamos a inauguração da exposição ROQUE GAMEIRO LISBOA ANTIGA no Museu de Aguarela Roque Gameiro, em Minde - uma mostra de desenhos feitos pelos USkP durante o desafio Roque Gameiro Lisboa Antiga, lançado no verão passado pelo Pedro Cabral.

A resposta dos USkP ao desafio foi em massa - recebemos mais de 280 desenhos, com base nas vistas que Alfredo Roque Gameiro interpretou na Lisboa do princípio do séc. XX, de um total de 54 desenhadores!

O Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro (que gere o Museu) ficou, naturalmente, muito sensibilizado com a mobilização e decidiu apoiar e hospedar a mostra de alguns dos desenhos - e que melhor local para esta exposição senão o Museu que homenageia o aguarelista na sua terra natal. O espaço no Museu é limitado, pelo que não irão ser expostos todos os desenhos, mas está garantido pelo menos um desenho por cada participante, e todas as estampas originais de Roque Gameiro serão acompanhadas por pelo menos um desenho de um sketcher.

Esta inauguração pretende ser o início de uma exposição itenerante, que seguirá os passos de Alfredo Roque Gameiro, desde a sua terra natal em Minde até à sua cidade de eleição, Lisboa. Pretende-se que, neste percurso, todos os desenhos dos USkP sejam expostos.

Em breve, anunciar-vos-emos mais detalhes sobre a exposição, o encontro durante a inauguração, e sobre Minde. Fiquem atentos!

ESTE ENCONTRO ESTÁ AO ABRIGO DA GO SKETCH! CANDIDATEM-SE
Até lá, bons desenhos!

1 comentário: