Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Exposição do Desafio Roque Gameiro Lisboa Antiga

Caros USkP,

O desafio que o Pedro Cabral propôs no passado verão - descobrir os caminhos de Alfredo Roque Gameiro pela Lisboa Antiga - despoletou uma enorme energia dos USkP, que produziram centenas de desenhos nos locais explorados pelo aguarelista do início do século XX.

A data já acabou, mas como ainda estamos a fazer a recolha dos desenhos, e como ainda faltam alguns locais, a data final passa a ser 18 de Janeiro.

Pedimo-vos também que digitalizem todos os desenhos que já fizeram, mesmo aqueles que já publicaram no blogue, a 300 dpi, com as bordas do caderno visíveis, e que nos enviem para:
para que os possamos organizar e imprimir nas dimensões originais. Estes desenhos terão como finalidade uma exposição no Museu de Aguarela Roque Gameiro, na sua terra natal de Minde, e que se pretende que seja itenerante, já que são vários os locais que se podem relacionar com o artista.

Preparámos uma lista com as estampas originais de Roque Gameiro, numeradas, e os nomes dos USkP que já desenharam e publicaram em cada um dos locais, até à data. A lista está disponível online e podem consultá-la aqui. Em alternativa, podem fazer o download da última actualização da lista, em pdf, aqui. Este post estará sempre disponível para visita através do anúncio na barra lateral.

Pedimo-vos para confirmarem que os vossos desenhos estão lá e sairem em busca dos locais não desenhados ainda. Por favor, enviem-nos os desenhos, mesmo que estejam na lista. Se conhecerem algum dos autores que não é associado nem vai habitualmente ao blog, por favor contactem-no e enviem-lhe esta informação.

Agradecemos a todos esta última tarefa e este derradeiro esforço para fazermos uma exposição à altura do desafio e à altura do talento de Roque Gameiro. Agradecemos também ao Pedro Cabral, por nos ter lançado este desafio!

Bons desenhos!
Pedro Loureiro
Pela coordenação dos USkP

1 comentário:

Rodrigo Briote disse...

Parabéns pela organização desta iniciativa