Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Sinagoga de Lisboa

Sinagoga Shaaré Tikva "Portões da Esperança" passa despercebida a quem circula na rua. Só depois de franquear o portão surge a fachada do edíficio, um projecto de 1897, da autoria do arquitecto Miguel Ventura Terra inaugurado em 1904. A sinagoga foi construída sem fachada para a rua, uma vez a lei de então proibia a visibilidade pública de qualquer templo não católico.
Era manhã cedo e a sinagoga estava deserta.
No exterior não consegui uma distância da fachada suficiente para uma boa perspectiva pelo que com o yarmulke (solidéu) na cabeça fui desenhar no interior do templo.


No interior destaca-se ao centro o bimá (estrado) e o almemór (mesa), identificando o local da celebração, bem como o ehal (santuário) onde se guardam os rolos da lei, ou Torah.


No dia 11 de Fevereiro, quinta-feira pelas 18 horas (não se esqueçam que no mesmo dia, uma hora antes, pelas 17 horas abre a exposição no Ministério da Defesa) vão ser acrescentados os novos desenhos de locais de culto na Casa dos Mundos ficando completa a exposição “Narrativas de Interculturalidade e de Interreligiosidade”.

8 comentários:

jeanne disse...

maravilhosos!

Teresa Ruivo disse...

Como sempre, o essencial desenhado de uma maneira incrívelmente sóbria e peerfeita!

Maria Celeste disse...

...belo desenho,bem explicado...

Rodrigo Briote disse...

Mais um espaço que ficamos a conhecer, não sabia que havia ali uma Sinagoga.

nelson paciencia disse...

Muito muito bons!

Pedro Loureiro disse...

Que limpeza de desenhos e de reportagem! Maravilha!

Manuela Rosa disse...

Irrepreensíveis, como sempre. Faltou o auto retrato com o solidéu. Eu também não fiz o meu com a cabeça coberta na mesquita...

Marilisa Mesquita disse...

Fantásticos Filipe! sou fã dos teus desenhos!