Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Igreja Ortodoxa Romena em Lisboa

Foi inaugurada hoje a segunda parte da exposição na Casa dos Mundos, onde a Inter-Religiosidade se juntou à Inter-Culturalidade para retratar a diversidade da nossa cidade de Lisboa. Pediram-me a mim e à Rosário (que fez belos desenhos) para desenharmos a Igreja Ortodoxa Romana, na Igreja de São Crispim, na Rua de São Mamede.

Como o prazo era curto, à segunda tentativa conseguimos coordenar-nos lá aparecemos num domingo de manhã. Quando cheguei, a sala já estava cheia. Encontrei um canto, perto da entrada e comecei a desenhar de pé, caderno na mão, um elemento de cada vez para ultrapassar o susto com a quantidade de detalhes que tinha à minha frente. Este foi o resultado:


Virei a página e pareceu-me que o trabalho ainda não estava terminado. Enquanto concluía o primeiro desenho a igreja foi enchendo, mas reparei que, por cima das cabeças, se continuava a ver um dos altares onde um símbolo ortodoxo (o quadro com a imagem de Cristo em estilo bizantino) se sobrepunha a um símbolo bem católico (a imagem de N.ª Senhora com o menino). Que melhor forma de mostrar o encontro de religiões?

2 comentários:

Rosário disse...

Obrigada pela companhia e que bons desenhos! Ficámos com mais uma história para contar!

Maria Celeste disse...

...tantos detalhes desenhados...
...e consegue ter unidade e ficar compreensível...
...lindíssimo...