Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

DESENHAR É PENSAR

Tenho um familiar com Alzheimer internado numa unidade de cuidados continuados. Muitas vezes, para combater a tristeza de visitar quem não me reconhece, desenho os residentes da unidade, quase todos no ocaso da vida. E, enquanto tento tornar dignos aqueles meus pequenos desenhos, penso. Penso na curva da vida, na percaridade. Penso, alheio-me, interiorizo-me.
Desenhar não é um exercício de distração mas sim um exercício de concentração.

13 comentários:

Teresa Ruivo disse...

Grande post, Vicente!

Manuela Rosa disse...

Além dos desenhos das pessoas, que concebes sempre tão bem, considero a tua reflexão sobre "a curva da vida" e sobre o desenho uma lição.

Henrique Vogado disse...

Texto e desenhos em grande nível.

nelson paciencia disse...

Adorei o texto Vicente! Muito bom.

Eduardo Salavisa disse...

Muito bons desenhos Vicente. E boa reflexão.

Rita Caré disse...

Este teu post é maravilhoso! Vou partilhá-lo no meu blog. Espero que não te importes...

Rosário disse...

Que bons desenhos e texto!

Teresa disse...

Como sempre, gosto muito dos teus desenhos e das linhas tão depuradas. As pessoas deveriam merecer, sempre, essa tua forma de as representar com dignidade ! Tantas vezes que vemos na televisão e em fotografias, as pessoas "apanhadas" em momentos pouco dignos !

Filipe Pinto disse...

Muito bom Vicente. Gosto muito de humanismo no desenho.

Maria Celeste disse...

...desenhos feitos com tanto carinho...
...lembrei, mais uma vez, que o rosto humano nunca é uma parte do corpo...

hfm disse...

Os desenhos sāo o teu traço e a tua interioridade mas foi o texto que mais me agarrou. Uma reflexāo profunda sobre um tema dificil de digerir. Obrigada.

Marilisa Mesquita disse...

Adorei Vicente! Acho que devias escrever mais ;)

Alexandra Baptista disse...

Os desenhos mostram essa profunda concentração...é muito bonita a reflexão e... triste.