Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Encontro USkP Nº94, IPO Lisboa



ENCONTRO USkP n.º 94
Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil
Encontro de diários gráficos

Vamos ter um Encontro USkP no IPO Lisboa.
Desta vez além do Encontro propriamente dito há outro objetivo concreto de colaboração com o Instituto, nos moldes abaixo indicados.


OBJETIVOS

Para este Encontro são objetivos do IPO de Lisboa, além de animação local, poder utilizar reproduções dos desenhos para divulgação na comunicação social e para exposição e decoração das instalações do IPO.
Pretende-se também a angariação de fundos com leilão de originais.


DATA

23-01-2016 (sábado)
Nas duas semanas anteriores à realização do Encontro, entre 9 e 23 de Janeiro de 2016, os Sketchers poderão desenhar nas instalações do IPO Lisboa.


PROJETO

Durante duas semanas poderão ser feitos desenhos no IPO Lisboa.
No último dia (sábado 2016-01-23) haverá um Encontro em moldes convencionais.
No final do dia (17:00h- 17:30h) haverá ajuntamento no anfiteatro localizado no Piso 1 do Pavilhão Central, com espaço para mostra dos cadernos.
A seleção de imagens para exposição/divulgação será da responsabilidade do IPO Lisboa, tendo em conta que todos os autores que entreguem desenhos terão pelo menos um trabalho representado na exposição. A reprodução das imagens será da responsabilidade do IPO Lisboa, bem como o respetivo tratamento gráfico (com colaboração dos USkP).
A exposição dos desenhos será realizada nas instalações do IPO Lisboa ou noutro local a designar em datas a confirmar.

Propõe-se aos Sketchers a realização e doação ao IPO Lisboa de alguns desenhos (em folhas) para venda em leilão. Os proveitos contribuirão para a obra da nova Unidade de Transplante de Medula Óssea, investimento que ascende a mais de um milhão de euros. A organização deste leilão será da inteira responsabilidade do IPO Lisboa, que informará os USkP do respetivo desenvolvimento e resultados.

Tratando-se de um Hospital, haverá alguns cuidados a ter em termos de reserva da privacidade dos doentes e familiares. Haverá pessoas que gostarão de ser desenhadas (tanto mais que existirá divulgação prévia), outras talvez não. Esta questão deverá sempre ser tida em conta.

Os Sketchers que pretendam desenhar no exterior dos vários edifícios do IPO Lisboa poderão fazê-lo sem restrições, desde que não interfiram com o normal funcionamento dos serviços, circulação de pessoas, bens e viaturas.
Apenas não será permitida a entrada dos Sketchers no serviço de Atendimento Não Programado e no Bloco Operatório, com excepção do Observatório da Sala 1.
Nos restantes locais situados no interior dos edifícios, a permanência dos Sketchers durante as duas semanas do Encontro fica condicionada a uma inscrição prévia que deverá ser feita com o mínimo de 48 horas de antecedência, através do endereço de correio electrónico abaixo referido.
Como eventuais pontos de interesse destacam-se:

§  Observatório do Bloco Operatório;
§  Laboratórios;
§  Biblioteca;
§  Equipamentos de ponta de grande porte – PET-CT, RM, Aceleradores lineares;
§  Espólio de objectos históricos;
§  Lar de doentes;
§  Parque e espaço infantil – Lions;
§  Jardins e lago com alguns animais domésticos.


DIVULGAÇÃO

O Encontro será previamente divulgado quer nos USkP quer no site do IPO de Lisboa.

ENTREGA DOS DESENHOS

A entrega dos desenhos será feita até 31-01-2016 através do endereço de correio electrónico uskportugal@ipolisboa.min-saude.pt, anexando a seguinte declaração assinada:

 “Autorizo o Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E. a reproduzir as imagens enviadas em anexo para divulgação na comunicação social e para exposição e decoração das instalações do IPO Lisboa, a título gratuito e por tempo indeterminado.”

A entrega dos desenhos para leilão poderá ainda ser feita directamente no IPO, no Serviço de Gestão Hoteleira – 2.º Andar do Pavilhão Central.

Os desenhos deverão ser digitalizados (página dupla, vendo-se o caderno com margem à volta). Caso seja necessário, a digitalização poderá ser feita no IPO Lisboa.

PUBLICAÇÃO NO BLOG

Pede-se para que os post no blog sejam identificados com a etiqueta Encontro 94.

DÚVIDAS:

pmbcabral@gmail.com


1 comentário:

José Louro disse...

Parabéns plo bonito cartaz! (Opinião imparcial:)