Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Um castelo, duas praças


Este desenho foi feito a convite do sketcher de São Paulo, Mateus Rosada, que estava de passagem pelo nosso país e desafiou-me a ir desenhar com ele. O sitio, fui eu que escolhi, a Praça da Figueira e os seus 3 planos distintos: A praça propriamente dita, o casario que começa a subir a colina e o castelo no topo.




É daqueles sítios que se pode desenhar a toda a hora e arranjamos sempre enquadramentos distintos. Nunca se pode dizer que já desenhámos esta praça, porque há sempre mais um desenho possível... Fica o agradecimento muito especial ao Mateus por este intervalo para almoço gratificante de desenho e de partilha. 


Antes desse desenho, já tinha tentado uma abordagem semelhante da praça ao lado, a do Rossio, mas que não ficou tão bem resolvido, na minha opinião. Seja como for, é de facto uma zona muito peculiar, porque são duas praças distintas, monumentais, lado a lado, ambas aos pés do Castelo de São Jorge.


4 comentários:

Alexandra Baptista disse...

muito bom, claro!

Bruno Vieira disse...

Enquadramentos muito bons, fabulosos

Rosário disse...

Belo desafio!

Maria Celeste disse...

...sou Lisboeta e nunca tinha reparado ,desta maneira, nestas duas praças falsas gémeas (siamesas)...
...belo desafio...