Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Instantâneos de Madrid

Madrid está tão perto que, quando lá vou em trabalho, acabo por ir e vir no mesmo dia e só consigo mesmo desenhar o aeroporto... No início de Julho, tive que viajar de véspera e, assim, consegui aproveitar as últimas horas de luz de um dos dias mais longos do ano para percorrer as ruas tórridas da cidade e fazer uns esboços... Comecei por parar na Calle Mayor, frente a um belo edifício que vim a descobrir ser a Casa de la Villa, sede do município até 2008.


Virando à esquerda, cheguei a um dos meus pontos de paragem obrigatória em Madrid, o Mercado de San Miguel. Fiz o desenho e entrei para jantar uns petiscos para ganhar energia para mais uns quilómetros a andar por Madrid.


O Mercado está mesmo ao lado da Plaza Mayor de Madrid. Não encontrei ângulo para desenhar a própria praça (tudo me parecia um postal), por isso olhei para uma das ruas que saem da praça, ladeada de lojas de filatelia e numismática...


Com o jantar e a paragem na praça ganhei fôlego para mais uns bons metros, afastando-me do centro em direcção à Catedral e ao Palácio Real de Madrid. Estava muito pouca gente por ali, sentei-me na escadaria da Catedral e comecei a desenhar as inúmeras janelas do palácio enquanto o sol se escondia, pintando com suaves cores quentes as nuvens...


Estava na hora de regressar mas o meu fiel caderno, que tinha estreado em Março no Chile, só já tinha uma dupla página por preencher... Irresistível! Por isso tinha mesmo que desenhar em traços rápidos o panorama nocturno da Calle del Arenal, a caminho do hotel. Até breve Madrid!

7 comentários:

Maria Celeste disse...

...bela reportagem...
...e quem vê nāo sente o calor de quem desenhou...

Eduardo Salavisa disse...

Também gosto muito daquela zona. E o mercado é incrível. Nunca o consegui desenhar porque está sempre a abarrotar. Belos desenhos.

nelson paciencia disse...

Bons desenhos Rui. Tenho apenas um par de desenhos feitos em Madrid, e fiquei cheio de inveja quando vi os teus. Um desses que fiz foi feito na tal Plaza Mayor onde não encontraste um ângulo que fugisse do postal do costume. Nessa tarde aldrabei à grande, quase que aposto que nenhum postal apanha tanta praça... :)
Podes ver esse desenho aqui:
http://nelsonpaciencia.blogspot.pt/2015/03/plaza-mayor.html

Ana Crispim disse...

Tantos desenhos!!!Fiquei com vontade de ir desenhar a Madrid

Rui Grilo disse...

Foi um bom final para um caderno que me acompanhou por mais de três meses. Obrigado!
Nelson - já vi o desenho, que mega-ultra-grande angular! 😊 Gosto muito. Da próxima vez que lá passar vou procurar melhor um enquadramento para mim.

Suzana disse...

Excelentes!

Teresa Ruivo disse...

Boa Rui! Muito giros!