Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 3 de julho de 2015

NA ESCOLA DE DANÇA DO CONSERVATÓRIO DE LISBOA_2015_X

Seguem-se agora os registos do ano de 2015 (X Série).  Contudo, muitas mais páginas do meu diário gráfico ficaram por trabalhar ( mais propriamente, pintar e digitalizar) assim como concluir este minha pequena produção de postagens equivalente a parte de um ano de deslocações à rua R. João Pereira da Rosa 22, 1200-236 Lisboa.

São múltiplos pormenores que registei (pequenos apontamentos) de cada aula considerados inacabados, por não conseguir acompanhar o movimento, tão rápidos dos alunos .

Por vezes uma ou várias cadeiras era também um equipamento de apoio nos compassos da dança.
Tive o prazer de apreciar o ensaio majestoso de CÁRMEN DE BIZET com adereço       
   ( vestuário) adequado conforme colhi nas duas imagens seguintes do mês de Maio:


No topo da página que se segue, um breve apontamento do espaço da sala de chão em madeira, com espelhos, um piano de cauda, um armário metálico que continha um vídeo que funcionava com música escolhida pela Professora:





Ainda restam até 28Mai15 muitos mais desenhos que procurarei postar aos poucos, aproveitando relembrar simultâneamente as aulas que assisti, vendo os alunos e os docentes trabalharem nesse campo.e até captei alguns rápidos segundos de descanso.Todavia, reconheço que tais exercícios requeriam muita concentração em especial pelos rápidos movimentos que os bailarinos aplicavam.

Por outro lado, gostaria que nos fosse facultado os indícios mais importantes da matéria a fim de ser possível compreender o seguimento da dança. Reconheço que o tempo de explicações que poderiam ser transmitidos aos presentes USKP também era exíguo. Das vezes que inquiri aos Professores estes procuraram elucidar-me e não podia haver alcance para mais.Foram sempre atenciosos.

Não desejaria terminar esta tarefa sem  agradecer aos dois promotores (Mónica Cid e Eduardo Salavisa) a oportunidade de concretizar até ao fim do ano lectivo 2014/2015 essa actividade, agradecendo igualmente à Instituição da EDCN, aos Professores, alunos e funcionários que bem nos atenderam.

Tentei, mas reconheço que teria de exercitar muito mais vezes como já o disseram em várias ocasiões os dois citados Mestres promotores aqui mencionados de cujos registos gráficos de cada um admiro, analiso como estudo, de exemplo, mas não consigo igualar. De qualquer modo, estou grata pela oportunidade que nos foi ofertada. Experiência única que valeu a pena!

Aguardava então o seguimento destas postagens que poderão ser aceites posteriormente na EDCN por consideradas como um ténue trabalho de equipa e que possivelmente como interessados no envio de alguns dos nossos exemplares o resultado final será confortante para os USKP intervenientes.

2 comentários:

matilde disse...

Grande produção e uma tecnica interessante. gostei.

zeta disse...

Matilde agradeço o comentário.