Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Lisbonne, la visiter c'est l'adopter parte #2



Depois do almoço, juntámo-nos, debaixo do arco do triunfo da Rua Augusta, com um segundo grupo de desenhadores que tinham estado na oficina do Eduardo Salavisa na Casa-Museu Vieira da Silva, e que também tinham uma convidada do estrangeiro - a Nathalia do Brasil. Com renovados efectivos e energia, o grupo do cheiro a sardinha e o grupo da oficina juntaram-se e lançaram-se em excursão para explorar os recém-inaugurados Terraços do Carmo, um espaço público em plataformas no sopé das ruínas do Carmo, sombreadas, com vista sobre a parte norte do centro histórico.



Lá, pusemo-nos confortáveis, convivemos e desenhámos, até chegar a hora de terminar.



Apesar de a maior parte do grupo estar a caminhar e a desenhar desde as 10 da manhã, ainda havia malta com vontade de continuar! Assim, alguns sobreviventes desceram a colina até outra área recentemente renovada - a Ribeira das Naus - que era, até há pouco tempo, sem nome e pouco hospitaleira, mas é agora um passeio agradável à beira-rio, entre o Terreiro do Paço e o Cais do Sodré, onde nativos e turistas vão para disfrutar do marulhar e da frescura da água. Pelas 8 da tarde, separámo-nos relutantemente. Foi um bom dia, e com sorte, terá sido uma forma bonita de dar as despedidas à Evelyn e à Alejandra, e também de dar as boas vindas à Nathalia.

8 comentários:

Henrique Vogado disse...

Um grupo magnífico e a roer-me aqui por não ter conseguido ir.
No último desenho identificam-se muito bem os desenhadores. A Paula Cabral e a Marilisa logo à esquerda estão muito bem.

nelson paciencia disse...

Impressionantes os teus retratos! Reconheci imediatamente todos.

Teresa Ruivo disse...

Sem palavras...

L.Frasco disse...

Como sempre, fico fascinado com os teus desenhos.
Mas, desta vez, e com o relato do dia, contorço-me ainda de não ter podido ir.

Maria Celeste disse...

...mais uma vez magnífico ,Pedro...

Ana Crispim disse...

Gosto muito!!!

Ana Barbosa disse...

Foi um dia fantástico. Ainda tenho o cheiro a sardinhas no meu bloco!

Pedro Loureiro disse...

Muito obrigado a todos! :)

Ana Barbosa: Também eu! Que sardinhum! ;)