Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 19 de abril de 2015

«Conversas na Casa João do Rio»

Tocamos à campainha e imediatamente ouvimos o estalar do trinco, abrindo a porta pesada de ferro. Ainda não eram três da tarde quando subimos aquela meia dúzia de degraus. No topo, a Maria Celeste espera-nos, sempre sorridente, e convida-nos a entrar naquele rés-do-chão direito. A casa João do Rio é um lugar encantador, uma casa muito bem recuperada, mas que ainda mantém a sua alma de casa antiga, com os seus quadros, molduras e desenhos nas paredes, ou armários cheios de objectos pequeninos com história e estórias para contar.
Entramos na sala de estar, alcatifa vermelha no chão, papel de parede amarelado, móveis antigos e um piano. O gira-discos toca baixinho. Arrumamos as cadeiras de madeira, e preparamos-nos para a primeira "conversa na Casa João do Rio". O Luís Ançã mostra-nos alguns dos desenhos que fez entre 1977 e 1984, ao todo cento e quarenta, projectados numa televisão destas modernas. Diferentes técnicas e registos, mas uma "assinatura" que identificamos quase de imediato. Os desenhos do Luís são inconfundíveis, sejam eles feitos ontem ou há quase quarenta anos.
"Naquela altura ainda não se falava em cadernos e urbansketchers, mas nós já andávamos em rebanho, a desenhar tudo...".
A sessão terminou na sala de estar, e continuou na sala de jantar, onde lanchámos divinamente. Maçãs assadas, bolo inglês, bolinhos e chocolates. E um chá, servido em chávenas antigas. O Luís Ançã teve direito a beber chá numa moustache cup, uma chávena para homens de bigodes, com  uma aba superior e um orifício, evitando molhar os pêlos farfalhudos de outros tempos. O Luís desenhou esta chávena ainda antes de começar a lanchar, e o desenho ficou como a tarde, absolutamente incrível. 

12 comentários:

Manuela Rosa disse...

Gosto muito, muito do desenho e reconheço um grupo sempre ativo na Casa João do Rio com a maravilhosa anfitriã que é a Maria Celeste. Ainda bem que foi mais um dia especial para todos! Parabéns ao Luís, à Celeste e a ti pelo desenho fascinante.

hfm disse...

Perfeita reportagem - vivida e sentida. Desenho optimo.

Bruno Vieira disse...

muito expressivo

Suzana disse...

Que giro o desenho, deve ter sido super interessante!

Rita Caré disse...

Obrigada Nelson por mais esta fantástica reportagem!
Parabéns ao Luis e à Maria Celeste também!

André Duarte Baptista disse...

Excelente reportagem Nelson. Cada vez melhor e cada vez mais inconfundível o teu registo. Obrigado. Parabéns Luís Ançã e Maria Celeste por mais esta excelente ideia...continuem sempre com esta vossa generosidade

Fernanda Lamelas disse...

Que maravilha de desenho e que maravilha deve ter sido! e que inveja por não ter estado!

Rosário disse...

Muito boa esta reportagem de uma mais uma tarde fantástica!

Teresa Ruivo disse...

Adoro este desenho! E reconheço muito bem algumas pessoas :))

Luís Ançã disse...

Obrigado, Nelson. Pela presença, pela participação, pelo desenho, pela amizade.

Maria Celeste disse...


...reconheço no desenho as minhas mãos pousadas junto ao alfinete USKP que estava pregado na ponta do cascol...
...quando vieres à João do Rio tens de voltar a sentar naquela cadeira larga e baixinha...
...penso que gostas...

USkP Convidado disse...

Belo texto e desenho!
Capta muito bem toda a atmosfera,
da agradável tarde que passamos
na João do Rio!
Paula Cabral