Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Chile: Recantos de Santiago

Um dos edifícios mais estranhos de Santiago é o Centro Gabriela Mistral. Construído para albergar uma conferência da Organização das Nações Unidas em 1972, foi remodelado recentemente para abrir as portas em 2010 como centro cultural com o nome da escritora chilena que ganhou o Prémio Nobel da Literatura em 1945. Como não estava patente nenhuma exposição que nos chamasse, acabámos por passar algum tempo na excelente livraria do centro, uma das muitas que se encontram em Santiago.


Relativamente perto deste símbolo de modernidade, encontramos a Igreja de São Francisco, a mais antiga da cidade e do país. Construída entre 1575 e 1613, é aqui que se encontra a imagem da Virgem do Socorro que Pedro de Valdívia trouxe consigo quando veio conquistar o território que hoje é o Chile. A igreja merece a visita, embora esteja um pouco degradada. O Museu Colonial que lhe está anexo, pelo contrário, não merece grande atenção. Está num estado deplorável e sem o mínimo de contextualização que permita apreciar as peças que exibe.


Mais afastado do centro da cidade, encontramos Los Dominicos na zona de Las Condes. Atrás da Igreja de São Vicente Ferrer está escondido um fascinante mercado de produtos artesanais, onde um número surpreendentemente grande de artesãos trabalha e vende os seus trabalhos.


4 comentários:

Maria Celeste disse...

...como é bom passar a conhecer o Chile através dos desenhos e textos de um urbansketcher português ...
...parabéns e obrigada...

Eduardo Salavisa disse...

Gostei muito de estar em Santiago. E alguns destes desenhos fazem-me recordá-la. A não perder a Casa da Memoria. Boa viagem.

L.Frasco disse...

Belos desenhos, Rui. Ainda bem que andas por "aí" e nos trazes estes testemunhos.

Rui Grilo disse...

Obrigado!
Eduardo - não consegui, com pena minha, ir à Casa da Memória... Fica para a próxima! :)