Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Associação USkP

Tudo começou porque alguns autores de diários gráficos e de blogs ilustrados se encontraram à volta do assunto. Alguns desses autores (em Portugal o Eduardo Salavisa, o José Louro, o Pedro Cabral e o João Catarino), juntaram-se depois no blog USk, fundado por Gabi Campanario.

Mais tarde ainda, no decorrer de outros encontros e workshops promovidos pelo Eduardo Salavisa, formou-se o blog “Colectivo de Diários Gráficos” coordenado pelo Mário Linhares. Mais tarde este blog tornou-se no USkP, alinhado com o USk tal como aconteceu, posteriormente, em outros países.

Outras pessoas se foram informalmente juntando e, em 2011, propusemo-nos (Eduardo Salavisa, José Louro, Mário Linhares, João Catarino, Mónica Cid e Filipe Leal de Faria) e organizamos o 2º USk Symposium, em Lisboa.

Mesmo sem uma estrutura formal foram angariados fundos para bolsas aos symposiuns USk. O processo de seleção foi público havendo a preocupação de aceitar apenas os candidatos que publicassem no blog e que não estivessem envolvidos com a organização dos USkP.

Entretanto os USk tornaram-se numa associação internacional sem fins lucrativos, sendo alguns de nós sócios fundadores, que continua a funcionar com a organização dos symposiuns e outros acontecimentos, sempre com vista à promoção do urban sketching e respeitando o “Manifesto USK”.

Rapidamente o blog USkP atingiu o limite máximo de autores e mais uma vez fomos pioneiros na abertura do blog, pelo processo que conhecem, a todos os interessados para além dos 100 autorizados pelo Blogger.

Entretanto foram-se organizando cada vez mais e mais participados encontros USkP, o grupo passou a ter visibilidade e multiplicaram-se as solicitações de câmaras, universidades e outras instituições oficiais e privadas.

Em vários desses contactos constatou-se a dificuldade da não existência de uma estrutura formal organizativa. Toda a gestão do blog e organização de encontros começou a tornar-se um trabalho algo pesado e começámos a pedir a colaboração de vários outros voluntários para diferentes organizações, mas sempre sem uma estrutura formal.

Em continuidade com este historial o mesmo grupo de pessoas aventurou-se a construir uma estrutura sem fins lucrativos – Associação Urban Sketchers Portugal – ligada à USk, com o objetivo de promover o urban sketching de acordo com o manifesto, e continuar a organização dos encontros e symposiuns e projetando-se outras ações de formação, exposições, palestras, publicações etc.

Basicamente o que se tem feito até agora, mas mais apoiado por uma estrutura formal dialogante com as instituições que nos contactam e articulante dos esforços dos vários associados. 

A constituição desta associação deu algum trabalho e algum investimento realizado voluntariamente pelos nove elementos (Mário e Ketta Linhares, José Louro, Eduardo Salavisa, Mónica Cid, Luís Ançã, Pedro Cabral, João Catarino e Filipe Leal Faria) absolutamente necessários para preencher os primeiros cargos sociais juridicamente obrigatórios. 

E foi assim que nos atirámos para a frente. Ainda não conseguimos organizar uns “estatutos”, temos muitas dúvidas e dificuldades. Temos também muita vontade de continuar a promover encontros e organizações de vária ordem, tal como vimos fazendo desde o primeiro encontro à volta dos diários gráficos, sempre com o objetivo de promover o urban sketching e de acordo com o respetivo manifesto.  

Foi com esse objetivo que criámos a Associação e que convidámos os outros autores que se congregaram no blog USkP (os 100 primeiros e todos os outros) a juntarem-se a nós.



Desenhos de José Louro e Eduardo Salavisa feitos no primeiro encontro que pode ser chamado de Encontro 0 (zero)

9 comentários:

Rita Caré disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rita Caré disse...

É com grande alegria que partilho aqui a informação sobre a criação oficial dos Urban Sketchers Portugal: Associação USkP.
Há muitos anos decidi não ser associada de qualquer associação sem fins lucrativos, preferindo fazer donativos às que me estão no coração quando posso fazê-lo e quando me apetece. Por isso, foi com muito orgulho que abri uma excepção, porque este movimento e muitos Urban Sketchers fazem parte integrante do meu dia-a-dia desde há anos. Não faria sentido por isso não ser associada.
Os meus parabéns pelo esforço de todos aqueles que de alguma forma contribuíram para este movimento ser possível desde o principio e ao longo dos anos e por terem conseguido organizar já 65 encontros [mais todos os encontros regionais e informais] desde há 6 anos, entre outras actividades e manter de pé o movimento apesar de todas as dificuldades!

Rita Oliveira Dias disse...

Finalmente algum esclarecimento, ainda que vago quanto as questões fulcrais.
A história dos Urbansketchers parece servir para legitimar os seus fundadores, que fizeram realmente um bom trabalho ou o grupo não teria crescido tanto. Espero que essa constatação não os leve a desejar eternizarem-se nos orgãos e que os estatutos traduzam uma associação aberta, com mobilidade de pessoas e respeito pela autonomia dos núcleos já existentes no País.Democracia interna, divulgação atempada de uma agenda, convocação dos associados para discutir projectos e planos para o futuro.

Maria Celeste disse...

...estou feliz por pertencer a esta Associação...
...e o caminho vai-se fazer andando com todos os que tem um enorme prazer em desenhar e em partilhar esse gosto...
...penso que esta nova estrutura vai ser útil agilizando os procedimentos...

JTiago Fernandes disse...

Conheci o manifesto dos USk através do grupo do Flickr já em 2009. Já costumava andar de caderno em punho de quando em vez, mas o poder dar um nome à coisa e o saber que era parte de algo maior deu-me mais alento e, verdade seja dita, voltei a desenhar com mais frequência.

Desde logo me considerei parte do "movimento" - mesmo sem participar activamente no blog, mesmo sem ir aos encontros à capital (ou aos, muito parcos, dos grupos do Norte e Beiras), mesmo (infeliz/) sem conseguir ir aos simpósios. Não sigo todos os pontos do manifesto ao mesmo tempo, nem sequer todos alternativamente - mas sinto que a minha prática se alterou desde que o li e reconheço-me nele.

Já há quase dois anos que vou organizando várias actividades em Aveiro, sob o nome de Aveiro Sketchers (ASk) - já tivemos encontros em parceria com a malta de Coimbra, de Torres Vedras e das Caldas da Rainha, mas com os grupos oficiais do Porto ou das Beiras ainda não.
As razões resumem-se a uma, nunca obtive resposta aos meus contactos - deixei de insistir ou de me preocupar com isso, já que o importante sempre foi desenhar com quem estivesse.

Percebo que isto do voluntarismo nem sempre funcione de feição (o blog dos ASk ainda está como está por alguma coisa) e a criação duma associação pode sem dúvida dar novo ímpeto às vontades de quem, como eu, risca por aí - mas não consigo deixar de ficar apreensivo. Será que não vamos mudar para tudo ficar na mesma?

Agora, fico contente, com certeza que fico - mas gostava de ter visto respondidas algumas questões da Ana Luísa Frazão de forma mais concreta. Principalmente no que diz respeito ao que está a ser pensado para incentivar os diversos grupos de pessoas que se juntam regularmente (e friso o regularmente) um pouco por todo o país para desenhar...?

Considero-me, dizia, um urban sketcher - sem que para isso sinta estar a usurpar um termo de outrem, nem que para isso tenha que ter o aval de uma organização informal ou de uma associação com estatutos inscritos em diário da república. Ando pela rua, risco num caderno, troco experiências e pronto.

Alexandra Baptista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandra Baptista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandra Baptista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandra Baptista disse...

Questões de natureza prática:
Todas as associações têm direção, estatutos e mais... uma série de particularidades (que, com pena minha, se colam -tb-a esta associação) mas, claro, compreendo a necessidade desta formalização. Pergunto como se fará nos Açores, Madeira, Norte e Sul???
Continuamos nos moldes em que existimos ou formalizamos a associações regionais??
Haverá representante nacional nos grupos regionais???
Dependerão os grupos regionais das diretrizes nacionais ou agirão com «autonomia» tal como as regiões, administrativamente, autónomas???
Na verdade, nada nos impedirá de continuar a desenhar, e é de louvar qualquer iniciativa que o potencie sem que se desvirtue a natureza e os propósitos dos USK.
Obrigada e bons desenhos.


(ainda, como nos associamos??? Como se pagam as cotas???)