Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 18 de novembro de 2014

APECI – Associação Para o Ensino de Crianças Inadaptadas


APECI – Associação Para o Ensino de Crianças Inadaptadas



Oficina de Desenho na APECI

18 de Novembro, 3ª feira, 11h, Torres Vedras

Esta oficina de desenho vem no âmbito de um projecto solidário onde fui convidado para trabalhar com duas excelentes criativas, a Sofia Máximo e a Neusa Silva, cuja arte só é superada pela generosidade.


Confesso que ia nervoso, mas assim que abriram a porta do atelier e vi o sorriso dos “nossos meninos”, todos os receios desapareceram. Rapidamente apercebi-me que se havia alguém que ia aprender alguma coisa, esse alguém era eu. Assim foi.

À minha espera estava um grupo fantástico, cheio de alegria e vontade de experimentar coisas novas. 1ª tarefa - O que é um Diário Gráfico?
Depois de entendido o conceito de Diário Gráfico, optei por deixa-los expressar todo o entusiasmo numas folhas de papel cavalinho A3, onde usaram as tintas que tínhamos no atelier. A não utilização do diário gráfico tinha também outro propósito, já que estas folhas serão aproveitadas para……Surpresa. Apareçam dia 23 de Novembro na festa da APECI, no pavilhão multiusos de Torres Vedras. http://www.apeci.org.pt/novidades.php?id_novidade_new=58&id_style=10

“O Fogo” do Fernando
No final, a pergunta do costume, mas hoje mais objectiva… André, para a semana traz os cadernos? Perguntou a animada Carla….
Poderia escrever muita coisa, mas corria o risco de cair nas frases feitas. Gostaria apenas de referir que o uso de fotografias é autorizado pelos encarregados de educação.
Quero agradecer à Sofia Máximo e à Neusa Silva pelo convite para participar neste, cujo resultado será brevemente divulgado.
Por último, mas não menos importante, um obrigado especial à Lina João, que me acolheu nesta casa tão especial que é a APECI…

para ver fotografias:
Até breve



2 comentários:

Filipe Pinto disse...

Obrigado André por mostrares que o desenho também é ferramenta de integração. Boa partilha.

Rita Caré disse...


Muitos parabéns por mais esta actividade André!