Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 19 de outubro de 2014

Petiscos divinos

Na história de ir de férias a Portugal, a comida é, claro, um protagonista.


Em Lagos, O Lamberto é a cantina não-oficial da família. É fora do centro da cidade, portanto, os poucos turistas que lá chegam querem mesmo lá chegar. Os pratos principais aqui vêm do mar, como a lula grelhada ou a salada de polvo. Grelhados aqui é jogo seguro. Não esquecer espremer o limão.


A Oficina foi novidade para mim. Um amigo levou-nos lá para uma petiscada. Fica nos arrabaldes de Lagos, um sítio com um nome adequado - Mexilhoeira Grande. Os principais: azeitona da boa com cenoura em conserva, queijo de cabra, bucho (morcela), feijoada de buzinas, parafusos (camarão frito em massa de chamuça), tiras de lula panadas e, claro, caracóis. Estes vieram com alfinetes à antiga, espigões metálicos torcidos, que me puxaram uma lágrima de nostalgia. Para sobremesa, partilhámos bolo de bolacha e morgado.


O Sol e Pesca no Cais do Sodré em Lisboa já é um clássico das férias de verão. O conceito de conservas servidas com pão e imperial ainda é um vencedor para mim e só me apetece provar todas as latas!

(http://pedromacloureiro.com/2014/08/food-for-the-soul/)

5 comentários:

hfm disse...

O que vale é que a hora do almoço se aproxima! Belíssimos!

L.Frasco disse...

Deliciosos como sempre os teus desenhos!

nelson paciencia disse...

Muito apetitosos estes desenhos.

Maria Celeste disse...

...só de olhar fica-se com agua na boca...
...muito bom...

Pedro Loureiro disse...

Obrigado a todos!