Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 26 de agosto de 2014

MENSAGEM E DESENHO DO LARGO DO CARMO.

Não importa a data em que este conjunto de imagens foram feitas mas o conteúdo elaborado (registo gráfico e texto).Importa igualmente saber se a data histórica acompanha-nos ou não no presente e/ou em qualquer altura os locais de outrora e os acontecimentos: repetindo muitas situações ou então, estaremos sempre em constante mudança.
IMAGEM CONTORNADO AS RUAS DAS REDONDEZAS DO LARGO DO CARMO
Segue um texto adequado a essa "viagem" em Workshop de ESalavisa e escritora ROchoa:

"Ocorrido em 25 de Abril de 1974 em Portugal foi deposto  o regime ditatorial do Estado Novo  vigente desde 1933. Com orientação socialista iniciou-se um outro processo estabelecendo a democracia neste País.
Este percurso teve o seu início num ajuntamento da população no Largo do Carmo, na madrugada de 25 de Abril, na operação "Fim-regime" comandada pelo então Major Otelo S. de Carvalho. Foram ocupados alguns dos pontos mais importantes da cidade de Lisboa, em especial o aeroporto, a rádio e a tv.
Antes do 25 de Abril, todos se mostravam descontentes, mas não podiam dizê-lo abertamente e as manifestações dos estudantes deram muitas preocupações ao governo.
Hoje, continuam desgostosos e embora possam manifestar-se abertamente, ainda não se vislumbra uma verdadeira revolução social e política. Efetivamente existe um conjunto de características cívicas, políticas, sócio-económicas e culturais que ainda não produziram efeito substancial.
Ainda prevalecem a incerteza para a sociedade portuguesa, pelo que seria desejável mais atenção demorada, análise e discussão na participação cívica e moldar as diversas áreas da vida colectiva do Portugal democrático, passando entre outros, pela Educação, a Economia, as Desigualdades Sociais, a Religião e os Movimentos Cívicos".
Não queria deixar de agradecer ao Museu Arqueológico do Carmo, em Lisboa, pela atenção e disponibilidade com que colabora com as actividades dos USK e cedendo quando necessário o espaço.


2 comentários:

Maria Celeste disse...

...25 de Abril no espaço e no tempo...

zeta disse...

Aprecio essa mensagem que agradeço.