Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 11 de maio de 2014

54º encontro USKP Cova da Moura

A Cova da Moura tem edifícios que crescem de forma espontânea e improvisada, com uma enorme riqueza espacial e cromática que convida ao desenho: os fios eléctricos, a mistura de materiais, culturas e cores, as ligações inesperadas entre espaços contíguos. Logo de manhã, fomos ao Café Princesa e quis registar este enfiamento de edifícios tão característico do bairro. Os moradores juntavam-se à nossa volta, os vizinhos passavam e paravam para fazer perguntas e comentários. Quando estava a acabar a perspectiva, as opiniões dividiram-se sobre o nome da rua: Princesa ou Anjos? Não, o café era Princesa mas a rua era a dos Anjos, confirmaram. Corrigi o nome no desenho e continuámos o passeio pelo bairro, porque o Apolo (um dos nossos guias) queria mostrar-nos os grafittis que retratavam o rapper Tupac Shakur.   

Mais tarde, perguntaram-nos se não queríamos desenhar o Estádio da Luz. "Agora é que vamos ver se são mesmo bons nisto", desafiaram. Levaram-nos a um quintal com esta vista magnífica, que só tive tempo de registar rapidamente, pois só faltavam 15 minutos para a hora de almoço. A cor foi dada depois do churrasco e ainda fiz mais alguns desenhos no início da tarde, que podem ver aqui.

8 comentários:

Mário Linhares disse...

Nunca a Cova da Moura foi tão desenhada!
E as histórias à volta deste desenho? Vamos lá a contar...

nelson paciencia disse...

Que bons os desenhos.

Rosário disse...

Sempre fantástico!

Fernanda Lamelas disse...

Gosto muito da tua abordagem!

L.Frasco disse...

Já disse do Vítor, mas repito: bela síntese do que lá estava! E cores bem apanhadas!

hfm disse...

Gosto do texto e dos desenhos que se entrecruzam como a malha urbana do bairro.

Mário Linhares disse...

Obrigado pelo texto. Faz toda a diferença e é tão bom ler o pensamento dos arquitectos...

Maria Celeste disse...

...e mesmo ao meio da vista do quintal,está pousado(qual nave espacial )o estádio da luz...