Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 24 de março de 2014

Rabiscos sobre Protesto em Sintra e contradições no Museu Anjos Teixeira

Venham mais tardes divertidas assim para rabiscarmos e descobrirmos mais museus maravilhosos, de preferência onde desenhar nos seja permitido sem pedidos especiais e estranhas proibições sem sentido.

Seguindo o desafio de António Procópio, fomos para o Museu Anjos Teixeira, em Sintra, com objectivo de desenharmos "À Volta das Esculturas" e de sensibilizarmos para a mudança de mentalidades. Mas nem sequer nos foi permitido desenhar os espaços em redor das peças expostas. Então, depois de visitarmos a exposição e de escrevermos algumas legendas nos cadernos, fomos para a rua onde rabiscámos o "Museu Ausente".



Verificámos que os entraves para desenhar no Museu Anjos Teixeira, em Sintra, se tornam ainda mais descabidos e contraditórios quando lá dentro descobrimos o espólio que homenageia o trabalho de Artur Anjos Teixeira (o pai) - cartoonista e também ele um "Urban Sketcher" -, e de Pedro Anjos Teixeira (o filho), extraordinário escultor e defensor do desenho humano e animal e da Arte.





Para cumprirmos o desejo de desenharmos numa exposição seguimos para o Museu de História Natural, ali tão perto, onde simpaticamente fomos recebidos e apreciados, porque os funcionários estavam deliciados a apreciar os resultados nos cadernos.



À saída houve um momento de equívoco no "Urban Sketching", só explicado naturalmente pela beleza de Sintra ao pôr-do-sol, pela fome que já se sentia e pela pressa para o desejado "banquete" de queijadas...


7 comentários:

hfm disse...

Bela reportagem!

Maria Celeste disse...

...que bela concretização da ideia do António...
...tenho a certeza que vai dar resultado e que além dos desenhadores os próprios museus beneficiam ganhando vida que é para o que servem...
...muito obrigada...

Suzana disse...

Que bela ideia, espero que este encontro dê alguns frutos :)

Rosário disse...

Boa ideia!

Manuela Rosa disse...

Um dia bem descrito com texto, desenho e imagens! Gostei muito deste grupo!

Rita Caré disse...


Pois foi uma óptima a ideia do António!
Se quiserem podem assinar uma carta aberta com o objectivo de sensibilizar os museus para estas questões. É neste link:
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=desenharemmuseus-pt
Partilhar estes momentos foi muito giro!

cláudia mestre disse...

Combinação de desenhos e apontamentos escritos, registos bem coloridos! Que o protesto consiga ter efeito sobre a regra absurda de não se poder desenhar no museu. Eu assinei!