Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Encontro 47 - Évora

Por muitas razões Évora é a minha cidade favorita.
Lembro-me que quando descobri os Urban Sketchers o último encontro tinha sido realizado em Évora, e eu por um lado maravilhei-me com os desenhos do encontro que foram partilhados no blog, e por outro fiquei extremamente desapontado por ter perdido a oportunidade de conhecer os USK e logo em Évora.
Por isso quando este encontro foi anunciado só não dei pulos de alegria por uma questão de bom comportamento.
O 1º desenho do dia foi no largo em frente à igreja do Espírito Santo, no caderno pequenino, para olear as canetas e aquecer os dedos.


Depois subi a rua em direcção à Sé, mas andei apenas poucos metros porque fui logo cativado por uma perspectiva da rua, como muitas que há espalhadas por Évora, razão pela qual quando passeio pela cidade o meu olhar dispara e distorce-se em todas as direcções.


Voltei a descer para a igreja do Espírito Santo e aí antes da saída para o almoço desenhei estes arcos semi-destruídos. Na altura não tive tempo para o pintar, mas mais tarde, sentado no degrau à porta de uma casa qualquer de uma outra rua, aquecido pelo sol, aproveitei para o fazer.


Depois de um almoço muito rápido para aproveitar o tempo ao máximo, foi altura de recomeçar a vasculhar as ruas, esquinas e telhados à procura de algo para desenhar. Voltei ao caderno pequenino para mais um apontamento.


Um pouco mais à frente voltei a parar. O sol a bater numa parede em pedra chamou-me a atenção e parei no meio da estrada a desenhar e aproveitei para me entreter também com a perspectiva da rua ao lado. A meio passou por mim um rapaz que parou me pediu para ver o que estava a desenhar.


Pus-me a caminho da praça do Giraldo onde nos íamos encontrar todos às 15:00h, troquei umas palavras com quem por ali estava, partilhámos alguns desenhos e fui rapidamente na companhia do Nelson até ao templo de Diana.
Quando lá cheguei optei por não desenhar o templo mas sim a torre principal da Sé, enquadrada entre os telhados contíguos no caderno pequeno, para ter tempo de ir ainda visitar a igreja do Salvador.


No final do dia voltei a uma rua por onde já tinha passado a caminho da Sé e que me tinha ficado na memória. Já estava a ficar atrasado mas não arredei pé até terminar o desenho, e depois voltei a sentar-me no degrau de uma porta para aplicar a aguarela e terminar este dia em beleza.


Depois foi hora de voltar à igreja do Espírito Santo para a partilha tradicional.
Como sempre terminei o encontro com um misto de satisfação e frustração, porque me sabe sempre muito bem participar nestes encontros e ver caras conhecidas, mas por outro lado queria fazer mais, muito mais.
Está com certeza para breve uma nova visita à cidade.

16 comentários:

Luis Gabriel Marques disse...

Muito bons Filipe! Foi bastante produtivo. O último é o meu preferido. O segundo também gosto bastante. Parabéns!

hfm disse...

Que grande e bela reportagem!

Fernanda Lamelas disse...

Sente-se nos teus desenhos a calma desta cidade! Gostei!

nelson paciencia disse...

Bolas! Tantos desenhos. As tuas horas terão os mesmos minutos que as dos outros?
Fantásticos Filipe.

Maria Celeste disse...

...a descrição do percurso e os belos desenhos entusiasmam...
...parabéns ,Filipe...

Ana Barbosa disse...

Uma verdadeira reportagem, tão bem documentada. Parabéns!!

J.Espadaneira disse...

Grande produção, e não estou a falar só da quantidade!

Manuela Rosa disse...

Foi com imenso gosto que vi este teu múltiplo post. Adorei saber que não saltaste por motivo de bom comportamento!Eh Eh!Os desenhos são sempre um prazer ver e as tuas descrições do momento acrescentam sempre alguma coisa... O último está espantoso, com aquela nuvem perfeita...PARABÉNS!

joão matos disse...

Que desenhos bonitos :) gosto de todos. Parabéns!

matilde disse...

Évora sempre bonita, bem representada

Pedro disse...

Ele há coisas que querem mesmo saltar para as páginas do caderno.
Ainda bem que as deixaste entrar. Ficaram bonitas !

Rita Caré disse...

Está belíssimo, mas o ultimo está mais vivo!

Nuno Matos Silva disse...

Que bom!

Rita Oliveira Dias disse...

Isso é que é produção! quantidade e qualidade :)

Ana Jacome disse...

Não sei qual será o teu hipopótamo....Évora não será de certeza com desenhos tão Lindos..bem hajas pela partilha...

Kaíko disse...

O desenho da arcada está soberbo!!!