Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Ribersborg

Na frente de praia de Malmö - uma área conhecida como Ribersborg - um cais de madeira com estacas em betão prolonga-se perpendicularmente à linha de costa. A coroar o passadiço de cerca de duzentos metros existe um edifício em palafitas que alberga um salão de chá que é também porta de entrada para a sauna (kallbadhus) de Ribersborg.


Uma sequência de passadiços de madeira liga todos os edifícios, os balneários, as cabines de troca de roupa, os duches e as saunas. Quase todos os banhistas andam nus. Há muito poucos complexos sobre a nudez, pelo menos dentro destes recintos. Há estrita separação de sexos, excepto na sauna mista - uma das cinco saunas disponíveis para sentar e suar durante 15 a 20 minutos. Mesmo na mista, ninguém se faz muito rogado sem toalha à cintura. É um local de convívio acima de tudo, fala-se sobre qualquer coisa, a dois ou em grupo. E acontece muitas vezes pessoas sozinhas integrarem-se num grupo pela conversa. As saunas não são muito grandes e são em anfiteatro. No máximo cabem umas quinze pessoas em cada, e isto já é com uma proximidade que inicialmente me deixava em guarda de pudor.


Saindo dos cerca de 70 ou 80 graus das saunas, resta-nos mergulhar rapidamente nas águas semi-geladas do Öresund, gemer do choque, esbracejar de volta às escadas metálicas e correr rapidamente pelos degraus acima sentindo o martelar do coração como que a perguntar-se o que raio terá acabado de acontecer! Depois disso, o vento gélido que sopra do Skagerrak é quase comparavel ao siroco do Sahara, o que permite estar um pouco a olhar para a vista tal como viemos ao mundo.

Dizem que no inverno, quando as águas gelarem à volta das estacas, serram-se buracos no gelo para os banhistas poderem mergulhar. Céus... faltam poucas semanas para a água gelar...

6 comentários:

nelson paciencia disse...

Uma maravilha, como sempre.

hfm disse...

Bela reportagem de desenhos e palavras.

Pedro disse...

Uma história desenhada... ou será um desenho contado?
Em todo o caso é um muito bonito post.

Cesar disse...

Belo desenho contado, que me dá vontade de entrar nele e ficar também a suar 15 ou 20 minutos para depois mergulhar em água gelada e ficar arrepiado, eh eh! Muito bom trabalho.

Maria Celeste disse...

Gostei de conhecer através dos belos registos e do divertido texto esta realidade por ti vivida...

Pedro Loureiro disse...

Obrigado a todos! O inverno chegou entretanto, mas não a neve nem o gelo no mar.