Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


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quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O Bruno, a Inês, a axonometria e a cónica

Primeiro o Bruno:
- desenhado durante um almoço, deu tempo para aguarelar. Estudante de antropologia e cameramen da vende-se filmes. Inteligente e de fácil conversa com conteúdo. Vale a pena conhecerem.

Agora a Inês:
- desenhada durante uma aula de desenho. Estuda ciências no secundário, mas está a aprofundar os conhecimentos de desenho com aulas extra. Eu tenho a sorte de ser o professor dela. Tem um desenho muito delicado...

A axonometria:
- banco desenhado durante uma aula de desenho. É fundamental percebê-la para conseguirmos entender porque nos enganamos tanto na perspectiva de ruas. É muito boa para os desenhos rigorosos e mais técnicos, mas para o desenho de observação mais livre, pode criar-nos alguns problemas.

Finalmente a perspectiva cónica:
- o mesmo banco desenhado na mesma aula. Depois de percebermos onde fica a linha do horizonte e como se encontram os pontos de fuga, acontece uma espécie de magia em que tudo parece verdade!


É maravilhoso o desenho!

5 comentários:

Maria Celeste disse...

...exemplos tão diferentes e tão verdadeiros...
...és um Professor...

José Barreiros disse...

Acho que sim. Esta bem enquadrado , axonometricamente falando, claro! Concordo!

hfm disse...

Grande aula. Obrigada.

Rosário disse...

Boa aula!

Luís Ançã disse...

Metódico.