Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Diário Gráfico: Vila Viçosa

Sabia que preferia as páginas grandes. Sempre me senti melhor a desenhar em cadernos A5.
Desta vez decidi experimentar o A4 (uma carga de trabalhos para digitalizar) num retiro de Artes feito em Vila Viçosa com alunos do secundário.
Confesso que gosto muito do formato. Dá-me mais liberdade de movimentos.

Hoje vou levá-lo para o encontro no Museu Nacional de Arte Antiga.
Seremos quase 200 pessoas a desenhar e teremos de entrar por grupos de 25 porque o Museu não estava à espera de tamanha enchente. Rotativamente, vamos desenhando as fantásticas ruas de Lisboa, a maravilhosa vista para o Tejo e o interior do museu.
O que nos interessa mesmo é desenhar em grupo não é?

Até logo às 14h30.

4 comentários:

Pedro disse...

Uma perspectiva muito difícil e muito bem desenhada!

César O Figueiredo disse...

Mas que belíssimo desenho Mário! Gosto das linhas de contorno na arcada e lá atrás o pátio já com sombras. Está mesmo muito bom.

Em relação ao encontro no Museu Nacional de Arte Antiga, é com muita pena minha que não poderei estar presente, só me resta desejar a todos uma boa tarde cheia de bons desenhos!

JASG disse...

Por questões de trabalho, lá falhei mais um. Fico a aguardar pelos "despojos"...

José Barreiros disse...

Os desenhos bons só revelam que o espaço é excelente. Vila Viçosa tem muito para dar aos que mergulham na sua história. É uma Vila que respira calma em todos os seus belos recantos, o que facilita a calma para um bom desenho. Está quase a fazer um ano que foi o encontro em VV. Temos que repetir!