Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Expedição Amazónia Exposição

A nova exposição do Grupo do Risco, resultado da expedição à Amazónia, está pronta a ser visitada a partir de hoje! A inauguração é às 19:00 no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Apareçam!


A exposição poderá ser visitada até 13 de Janeiro de 2011:
- de terça a sexta-feira, das 10:00 às 18:00;
- e ao fim-de-semana, das 11:00 às 19:00.

A exposição tem um catálogo, que pode ser adquirido no local.


O Grupo do Risco foi criado por Pedro Salgado - biólogo, ilustrador científico e professor - com o objectivo de realizar desenhos de campo em espaços naturais para divulgação ambiental. A expedição à Amazónia foi a mais ambiciosa do grupo e contou com 25 participantes, principalmente "riscadores" mais ou menos ligados à ilustração científica, mas também fotógrafos, um historiador, uma jornalista e médicos. A equipa produziu desenho, ilustração, fotografia, video, som e texto e foi todo esse material que deu origem à exposição.
Agora aqui ficam alguns trabalhos meus que podem encontrar na exposição. ;)

4 comentários:

velhadaldeia disse...

Obrigado, hfm, Pedro Cabral, Eduardo Salavisa e António Araújo (e mais alguém com quem talvez não me tenha cruzado?) por terem ido ontem à inauguração!

A todos os Urbansketchers recomendo vivamente a visita à 'Expedição Amazónia Exposição'. A equipa da exposição fez um trabalho espetacular com o material que produzimos.

Acho que até quem tenha medo de jacarés e aranhas fica cheio de vontade de embarcar para a amazónia!

Isabel disse...

magnificos desenhos que dáo vontade de ir ver de perto esta exposição, pena estar tão longe. Espero mais tarde que mais desenhos sejam apresentados de forma digital. Parabens.

Anónimo disse...

a ir ver, pois claro!

~

velhadaldeia disse...

Olá, Isabel! Vamos ter uma selecção de imagens no site do Grupo do Risco mas será sempre uma ínfima parte do que pode ser visto na exposição. Se não tens outra hipótese, dá uma olhadela ao video do Filipe: http://ifilipefranco.wordpress.com/2010/09/23/noite-de-inauguracao-opening-night/
Beijinhos e bons desenhos.