Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 26 de setembro de 2010

Challenge XXXI

Desafiei o fundador dos urbansketchers a criar um challenge para nós. Não é que o Gabi Campanario aceitou?
Aí está a resposta que ele me enviou por email:

Olá Mário, aqui está mi desafio, con una foto incluida.

Como periodista, yo dibujo para contar historias. Mi desafío para los urban sketchers de Portugal es dibujar y escribir una historia que sea interesante para un público general, no para otros dibujantes o gente que ya le gusta el arte.

Por ejemplo, hacer un dibujo y una entrevista al propietario de una tienda (loja) que acaba de abrir en vuestro barrio, a una conductora de autobuses, a un músico de la calle que tal vez ha dado la vuelta al mundo con su guitarra.... Pensar en temas que sean originales, que muestren y cuenten a vuestros lectores algo que no saben o no han visto nunca. Algo que cuando lo vean y lo lean se queden satisfechos de haber dedicado ese tiempo a vuestro trabajo y les hará volver de nuevo a vuestro blog.

Este desafío sirve para mejorar tu habilidad como artista reportero, no sólo como dibujante. Podéis tomar ideas de mi blog en el Seattle Times:


Espero que os guste la idea!

3 comentários:

Isabel disse...

grande desafio e muito interessante.

Eduardo Salavisa disse...

Eu tento ser discreto quando desenho pessoas. Por isso raramente falo com elas. Mas em Cabo-Verde era inevitável.

Monica Cid disse...

Que desafio divertido para quem gosta de reportagens e desenho! :) Não tenho vindo aqui tanto quanto gostaria mas parabéns pela dedicação e pelos trabalhos que têm sido expostos! Boas reportagens e bons desenhos! :)