Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 31 de janeiro de 2010

CHALLENGE VIII_ SELVA URBANA_04


A acácia é uma espécie botânica originária da Austrália e aplicada no nosso País ainda no século findo, para fixação das dunas marítimas. Porém, recentemente, conheceram-se faceta negativa para a biodiversidade.
Nesta altura do ano, ainda não floresceu, razão porque apresento a planta desta forma (folhas e botões axilares). Existem outras variedades de folhas. Como nota de registo, a vistosa flor amarela,serviu para adicionar aos elementos do brasão hieráldico desta zona sul.

4 comentários:

Galeota disse...

Algumas na arriba fóssil da Caparica.

PeF disse...

Bom registo, Zeta.

Das piores coisas que por cá se introduziram. É desolador comparar a variedade de espécies num local com e sem acácias. Ou mimosas. Ou mesmo eucaliptos.

As nossas matas e florestas são uma dor de alma...

Anónimo disse...

aaaaa... aaaaa... aaaatchimmm...

Não as exponhas aqui quando florirem... ^^

zeta disse...

Galeota: É interessante verificar como as informações colhidas e as dadas obriga-nos a observar melhor o que nos rodeia. De facto, localizei a vegetação semelhante na arriba.

PeF:Apreciei imenso o seu ilustre comentário. A imensidão da vegetação aqui referida é tanta que lamento nada se possa fazer ou contribuir para a minimizar. Porém, eu retornarei ao assunto, após consulta, ao meu estimado ex-Prof(da minha frequência do MSTR, cadeira da "Heráldica"), daqui a uns tempos.

AG: Assim não vale - andas a espirrar sobre o meu trabalho! Se calhar, quando as acácias florirem, tenho de te oferecer uma màscara protectora de tanta alergia bem como líquido para desinfectar as mãos( das tais garrafinhas que se viam mais quando começou a novidade)...

A todos, os meus agradecimentos.